De Frente com Paulo Campos – Entrevistas.

A partir de Hoje, estarei “De Frente” com varias pessoas. Sendo elas famosas, anonimas, pessoas comuns, o povão em geral.

Políticos, autoridades, estrelas,Personalidades. Levando muita informação e curiosidades pra você!

_______________________________________________________________________________________________________

HOJE ESTOU

“Meu Sonho é que a cultura se torne instrumento de transformação da sociedade Nogueirense.”

Marcos Roberto Campos (Marquinhos da Cultura).

__________________________________________________________

Hoje estou entrevistando Marcos Roberto Campos, chefe da DM de Cultura da Cidade de Artur Nogueira.

Entrevista Realizada no dia 11/02/2012 ás 18h e 30min.

_________________________________________________________

Primeiramente é uma Honra ter você como entrevistado hoje. Além de ser meu Tio é um exemplo para todos os Nogueirenses.

Paulo: Bom, pra começar, Quando você iniciou seus trabalhos no JUP (Juventude Unida do Planalto)?

Marcos: Foi em 1998, juntamente com Leandro e outros jovens amigos. Na época nós reerguemos o grupo, onde eu fiquei como coordenador até 2004. Com o apoio do Prefeito Marcelo Capellini (na época vereador), conseguimos o eleger como Prefeito.

Paulo: Quem te convidou para ser Secretário de Cultura?

Marcos: No Ano de 2005, o prefeito Marcelo Capellini me convidou para ser secretário de cultura.

Paulo: Qual foi o Primeiro projeto de sua Autoria, ou da sua Equipe de cultura?

Marcos: Meu primeiro evento foi o Festival de Hip Hop, juntamente com o Gilberto Silva (Mais conhecido como Neto), nos criamos este evento e hoje vai para a 8° Edição.

Paulo: A Expo Artur foi uma ideia sua?

Marcos: Não. Artur Nogueira não tinha nenhum evento grande para a região. Na época um grupo de empresários teve a ideia de fazer um evento de grande porte que levasse Artur Nogueira para toda a Região e para o Brasil. O Grupo solicitou o apoio da prefeitura. Na época quem respondia pela Expo Artur dentro da prefeitura era o Jair de Azevedo (Secretário de Administração) e eu apenas apoiava. É uma ideia vitoriosa, deu certo. Pretendemos levar adiante este projeto para a realização de outras Expos Artur futuramente.

Paulo: Quando você entrou na Cultura nogueirense, quase não havia eventos culturais. No ano de 2011 chegaram a quase 400 eventos culturais públicos e privados, mas de um por dia. Qual foi a mudança?

Marcos: O primeiro passo foi à ideia de criar um departamento, que na época nem funcionários existia. Iniciamos a montar uma equipe, depois criamos o Conselho Municipal de Cultura, que é o responsável pela politica cultural do município. Só assim conseguimos dar um norte para a cultura de Artur Nogueira, porque nós não tínhamos nem um Calendário Cultural para a cidade. Tínhamos que trabalhar apenas com nossas ideias e terceirizar. Mas a partir do momento em que o Conselho Municipal de cultura começou a funcionar, eu e minha equipe de trabalho, trouxemos para Artur Nogueira eventos que não existiam, e com isso proporcionar entretenimento e lazer para a Família Nogueirense.

Paulo: Foi difícil mudar este quadro?

Marcos: Foi sim, porque não tínhamos recursos e muito menos estrutura física. Quando assumi o Departamento de Cultura, ficava todos os dias numa salinha 2 por 2, sem computador e muitos menos linha telefônica. Então era um Departamento alojado numa sala do Antigo Prédio da Biblioteca Municipal. Não tínhamos orçamento para trabalhar, e eu contava apenas com a boa vontade das pessoas e a criatividade de cada um.

Paulo: A população nogueirense participa dos eventos culturais realizados na cidade?

Marcos: Não como a gente gostaria. Gostaríamos de ter uma participação mais efetiva da população, principalmente em eventos que consideramos de grandeza maior. Tivemos peças teatrais com a participação de atores e atrizes consagrados na mídia, com pouca participação. No inicio de 2011, foi realizada a peça teatral “A Propósito da Chuva” com a atuação de Rui Ricardo Dias (Ator que interpretou Lula, no Filme “Lula, o filho do Brasil”), onde tivemos a participação de 12 pessoas. Uma peça gratuita, sem a cobrança de ingresso. O que a gente espera, é que a população aproveite os momentos de lazer, porque tudo o que fazemos, é reverter para a população, parte dos impostos cobrados pela prefeitura. Nós não realizamos nada, que não seja de direito da população.

Paulo: Artur Nogueira faz parte da Região Turística Café e Flores. Qual o papel da cidade na região?

Marcos: Hoje Artur Nogueira ocupa o cargo de Interlocutor dentro da Região Turística Café e Flores, onde sou representante do município dentro da diretoria. O papel fundamental do município, neste momento, é identificar quais são seus lucrativos turísticos. É possível criar uma Politica de turismo para a cidade! Nós podemos achar que Artur Nogueira não tenha nenhum potencial turístico, mas estamos enganados, porque Artur Nogueira tem um território rural muito grande, podendo se desenvolver o Turismo Rural. Artur Nogueira tem muitos turistas de Segunda Residência, que residem em outro município, mas aos finais de semana e feriados vem para suas casas de passeio em nossa cidade. Por isso nos preocupamos em receber bem estes turistas. Também será criado um Calendário com eventos culturais, assim como a Expo Artur, eventos que identifiquem nosso município e sirva de vitrine para outros turistas da região.

Paulo: O Calçadão da XV de Novembro vem sendo palco de eventos importantes na cidade, se tornando referência para os Nogueirenses. Houve boatos de que o Carnaval seria realizado nele. Isso é verdade?

Marcos: Há um tempo, se discutiu a possibilidade de trazer o Carnaval pro Calçadão, só que analisando o território que ele abrange ficaria difícil, porque a avenida XV de Novembro é a principal via de acesso aos bairros. Interditar este espaço por seis dias iria gerar um transtorno muito grande. Sem contar no grande numero de residências entorno do calçadão. Até nos pequenos eventos que são realizados nele, tomamos muito cuidado para não gerar muito transtorno para a população que utiliza da avenida para se deslocar até suas residências.

Paulo: Falando em Carnaval, qual a previsão do publico para o maior Carnaval de Rua da RMC (Região Metropolitana de Campinas) que acontece em Artur Nogueira?

Marcos: A nossa expectativa é de um publico muito grande, estamos montando uma estrutura para receber 40 mil pessoas por noite. O Carnaval de Artur Nogueira a cada ano vem tomando proporções maiores então pensamos em todas as melhorias para receber bem os foliões.

Paulo: Quais as novidades do Carnaval 2012 “Berço da Folia”?

Marcos: O Carnaval “Berço da Folia”, esse ano não traz muitas novidades, mas sim um aperfeiçoamento das medidas tomadas em anos anteriores, onde a principal preocupação é a segurança. Esse ano aumentou-se o numero de câmeras para monitoramento, a Guarda Municipal estará trabalhando com todo o seu efetivo, além da Policia Militar de Artur Nogueira que contará com o Apoio da Força Tática de Americana, e também o empenho da Policia Civil, que terá uma base comunitária para registro de ocorrências durante o carnaval. Esse ano fizemos a alteração do Palco para a Avenida Sete de Setembro, local utilizado por muitos anos como Palco. No ano passado o Palco estava montado na Praça da Fonte, e a mudança se deu, devido à reinauguração da Praça do Correto (Laudo Natel) que foi revitalizada há poucos dias evitando que as plantas sejam pisoteadas nos momentos de show. Além disso, a Praça do Correto será um local para atrair turistas, devido a grande beleza do local. Além do palco, a praça de alimentação também foi transferida para a Sete de Setembro.

Paulo: Como tradição na cidade eu tenho que perguntar. Você já se vestiu de mulher para o Bloco da Vaca?

Marcos: (Risos) Não confesso que nunca me vesti ainda, mas quem sabe um dia… (Risos) Tantas pessoas, sendo elas crianças, jovens, e idosas mantém essa tradição. Mas quem sabe numa próxima.

Paulo: Mudando de assunto, Como será realizado o Projeto “Na Rota da Viola”?

Marcos: O projeto veio de uma necessidade dos violeiros da cidade, para continuar e preservar essa tradição. Muitas pessoas hoje não sabem tocar viola, as que sabem já estão em idade avançada. É preciso passar essa tradição para as crianças e adolescentes. A partir daí, eu fiz contato com o Deputado Marcos Martins, que me atendeu prontamente, disponibilizando R$ 80 mil para a realização do projeto. Elaboramos o projeto e enviamos para a Secretária de Cultura do Estado e já está em andamento. O Projeto consiste na aquisição de violas, e para ensinar aqueles que quiseram a aprender a tocar viola. As aulas serão realizadas no Centro Cultural Tom Jobim, mas ainda não temos uma data definida para inicio do curso, porque ainda existem algumas vagas a serem preenchidas. O projeto tem duração de um ano, após o termino serão abertas novas inscrições. Os instrumentos serão oferecidos no local. Também foi criada a Caravana da Viola, que ira percorrer todos os bairros da cidade, sempre no ultimo domingo do mês às 9 da manhã.

Paulo: Quais as novidades para a cultura de Artur Nogueira neste ano?

Marcos: Esse ano a cultura vai se preocupar com a Formação. São diversos cursos de formação para a população como dança, teatro, balé, violino, piano, viola e Violão. Com a preocupação de formar novos artistas, para que após os cursos, todos possam participar e saber distinguir o que é realizado e apresentado em um evento cultural, e assim entender a importância da cultura em nossas vidas.

Paulo: A Praça PAC de Cultura e Esportes será construída no terreno do Antigo Ginásio do Parque dos Trabalhadores. Quais melhorias essa praça trará para a cidade?

Marcos: A Praça PAC de Cultura e Esportes, do Ministério das Cidades, servirá de apoio para a prática de esportes, para a Cultura e a Assistência Social. Com local de Esportes, Cine Teatro, Biblioteca, e Promoção Social. A População não vai mais precisar se deslocar até o Centro da cidade para consultar a Promoção Social ou ler um bom livro na Biblioteca. Essa Praça oferecerá tudo isso. Além disso, diminuirá as grandes filas de espera no SUS para atendimento de Assistência Psicológica. Essa ideia foi a Grande Sacada da Presidente Dilma Rousseff, que ousou em Descentralizar as cidades movendo as coisas básicas e estruturais para os Bairros de Grande Numero de famílias. Em Entrevista ao Programa Noticias em Debate pela TVB Record Campinas, disse que “..os documentos que faltavam para a construção da Praça PAC foram entregues e que agora é questão de Tramete Burocrático Interno e dentro de 120 dias estaremos Realizando a Obra”.

Paulo: Qual seu Sonho para os cidadãos e a cidade de Artur Nogueira?

Marcos: A cultura de Artur Nogueira não tem um olhar de transformar a vida do cidadão. O Meu sonho é que a cultura possa transformar a vida das pessoas. Para que futuramente não seja necessário procurar o SUS para se atender o Psicológico. Além de melhorar a educação, não pra ensinar o bê-á-bá, pois isso se aprende na escola, mas sim formar crianças e jovens, na cultura, pois a cultura oferece a escolha de mudar a vida e melhorar a segurança, retirando os jovens das ruas, das drogas e da violência. Então, Meu Sonho é que a cultura se torne instrumento de transformação da sociedade Nogueirense.

Paulo: Nosso Blog Realizou uma enquete durante quase 130 dias, para que os leitores do blog escolhessem a Personalidade Nogueirense de 2011. E Você foi o escolhido dentre 10 pessoas sendo elas comuns ou populares. Sendo eleito com 57% dos votos entre três finalistas. Como você avalia o motivo dessa escolha?

Marcos: Eu fiquei muito contente, por ser escolhido como Personalidade Nogueirense de 2011. Talvez porque eu tenha muita vontade de realizar alguma coisa por Artur Nogueira. Eu trabalho dia e noite, pensando e realizando a cultura no município. Fico contente pelo reconhecimento dessas pessoas, querendo não desapontá-las. Hoje minha responsabilidade aumenta, pois eu sei que existem pessoas confiantes no meu trabalho, e espero que eu realize da melhor maneira possível este trabalho.

Agora um Jogo rápido de Palavras e Respostas.

Artur Nogueira

Marcos: Berço que me acolheu.

Cultura

Marcos: Instrumento de Transformação.

Família

Marcos: A base de sustentação do meu trabalho.

Amor

Marcos: Sobrevivência

Política

Marcos: Instrumento de transformação da sociedade.

Uma cor

Marcos: Vermelho

Música

Marcos: Garota de Ipanema – Tom Jobim.

Saudade

Marcos: Minha Mãe.

Viagem

Marcos: Godoy Moreira – PR

Marcos: Que move montanhas.

Amigo

Marcos: Meu Pai.

Pessoa exemplo para você

Marcos: Beata Teresa de Calcutá.

Passado

Marcos: Lembranças.

Futuro

Marcos: Sonhos.

Filhos

Marcos: Alegria.

Vida

Marcos: Esperança.

Planeta Terra

Marcos: Joia Rara.

Esperança

Marcos: Dias Melhores.

Carnaval

Marcos: Sucesso.

Sonho

Marcos: Sociedade justa.

Desafio

Marcos: Transformação da Cultura.

Paulo: Bom, queria agradecer pela bela entrevista, por responder sem medo e com confiança as minhas perguntas, e antes de encerrar, queria que você deixasse um recado a todos que acompanharam essa entrevista e a todos que acessam nosso o Blog Artur Nogueira News (Oficial).

Marcos: Queria dizer a todos que acessam o Blog Artur Nogueira News (Oficial), que foi uma imensa satisfação participar desse bate papo e que não deixem de prestigiar os eventos culturais do município. Vocês são a Realização do Sucesso desses eventos, a família nogueirense tem todo direito de momentos de entretenimento e lazer. Sempre nesses eventos, encontro pessoas com que mantenho amizade. Se você tem passado muito tempo dentro de casa, quando houver um evento próximo ou você tem possibilidade de se deslocar até eles, saia de sua residência e venha participar da cultura de nossa cidade. E quem puder, participe dos cursos oferecidos no Centro Cultural. Um Abraço a Todos, e até uma próxima oportunidade.

______________________________________________________________

Comente esta entrevista ou mande sua Sugestão de entrevistado para o Email:  blog.arturnogueiranews@gmail.com

4 comentários em “De Frente com Paulo Campos – Entrevistas.

  1. Pingback: De Frente Com Paulo Campos – Entrevistas. « Artur Nogueira News

  2. Que bela entrevista, você tem futuro neste ramo, quem sabe pode até se tornar um jô suarez, ou Danilo Gentili. Continue com o ótimo trabalho jornalistico que você tem feito. Sugestão de próxima entrevista Márcia de Castro.

  3. Pingback: De Frente com Marcos Roberto Campos. | Artur Nogueira News(OFICIAL)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s